Agora os muros da minha escola já não me comportam. Preciso expandir. Explodir e respingar para outros lados. Não posso permanecer inerte diante do aprendizado que já conquistei. Meu âmago foi tocado de tal forma que até meu corpo já não age da mesma maneira. O que estava íntimo transcendeu sobre minhas ações.

(Eliza Kelly)

"E ASSIM DISSE O NÁRIO..."


No Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda (1ª edição, 1975, p. 228), temos que do verbo latino vinclu, derivou-se vincro, depois vrinco, daí brinco, que significa laço. O que leva à idéia de que brincar é criar laços. Já o termo brinquedo é definido como “objeto que serve para as crianças brincarem; jogo de crianças; brincadeira; divertimento, passatempo; festa, folia, folguedo.” E encontramos ainda brincar como “divertir-se infantilmente; entreter-se em jogos de criança ou ainda recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar.”
        O termo jogar, por outro lado, é extensivo tanto às noções de brincar quanto a várias outras atividades, sendo usado mais freqüentemente para definir passatempos e divertimentos sujeitos a determinadas regras. Temos também o termo lúdico, que deriva do latim ludus, mais abrangente, que remete “às brincadeiras, aos jogos de regras, a competições, recreação, representações teatrais e litúrgicas”